Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Enfermagem participa de treinamento do Coren

Resolução COFEN 736 e atribuições dos profissionais foram temas do encontro que lotou o consistório da Santa Casa.

No dia 17/4, a nova gestão da enfermagem da Santa Casa de Santos promoveu uma palestra sobre a Resolução COFEN 736, ministrada pela enfermeira do COREN, Ivete Trotti, especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.

Ivete Trotti explicou sobre a nova Resolução COFEN 736, destacando que a mesma revoga a resolução 358, e trata especificamente do cuidado. Ela detalhou o conteúdo do documento e enfatizou sobre a importância das 5 etapas do Processo de Enfermagem: 1 – Avaliação de Enfermagem; 2 – Diagnóstico de Enfermagem; 3 – Planejamento de Enfermagem; 4 – Implementação de Enfermagem; 5 – Evolução de Enfermagem.

Para finalizar, Ivete Trotti chamou atenção para a seguinte descrição contida em sua apresentação:

“O processo de enfermagem é o método que orienta o pensamento crítico e julgamento do enfermeiro, direcionando a equipe de enfermagem para o cuidado à pessoa, à família, coletividade e grupos especiais”.

Ivete também se colocou à disposição para eventuais dúvidas e deixou seu e-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Após uma pausa para o coffee break, o evento continuou com a nova gestora de Enfermagem, Enfª. Rita Rocha, que esclareceu muitos pontos importantes sobre as atribuições inerentes à atuação dos profissionais.

Rita Rocha destacou a importância do envolvimento do profissional de enfermagem com o paciente e que esta relação precisa ser estreitada, resgatando a “essência de ser enfermeiro”.

Ela complementou que entende as inúmeras demandas que são administradas pelos colaboradores, entretanto o cuidado com o paciente é a principal atribuição de todos que escolheram a enfermagem como profissão.

Rita Rocha falou sobre a proposta de mudança, de reconstruir a enfermagem da Santa Casa, mas lembrou que não é possível mudar 1700 pessoas “da noite para o dia”, entretanto é preciso dar o primeiro passo.

Ela falou também do papel do enfermeiro – “ser enfermeiro é ser educador”, e complementou – “a presença do líder na unidade é essencial tanto para educar, orientar, quanto para acolher”.

Rita Rocha aproveitou a oportunidade para falar de alguns projetos, como o retorno da folga de aniversário, que beneficiava colaboradores assíduos, mencionando como exemplo o enfermeiro Gilberto, o qual possui um histórico funcional admirável, sem nenhum afastamento nos últimos 5 anos.

Ela também falou sobre os impactos dos índices de absenteísmo, principalmente no período noturno, mas que já tem planos para mudar esse cenário.

Por fim, Rita Rocha mencionou sobre a Semana da Enfermagem, que promete ser diferente de tudo que já foi feito anteriormente, e também sobre o Projeto Guardião, que está em fase de aprovação e visa melhorias muito significativas para a enfermagem.

 

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

 

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br