Mais de 160 colaboradores participaram do encontro
Na manhã do dia 29 de julho de 2025, a Santa Casa de Santos, por meio da Medicina do Trabalho, realizou uma impactante palestra de sensibilização sobre Violência Doméstica e Comunicação Não Violenta (CNV), no Consistório da instituição. O evento teve como objetivo promover a conscientização, o diálogo e o fortalecimento de redes de apoio, contando com a presença do Grupo Motirô - Práticas Restaurativas, do Núcleo de Justiça Restaurativa de Santos e a participação ativa de colaboradores.
A abertura foi feita pela Presidente da Comissão de Controle da Qualidade (CCQ), Eliana Lopes Feliciano, que agradeceu a presença das convidadas e a importância do tema para os colaboradores da instituição.
As palestras foram conduzidas pela Psicopedagoga, Tammy Marmol e pela Assistente Social, Rosângela Rinaldi que apresentaram o Grupo Motirô e o que é a Comunicação Não Violenta (CNV). Elas interagiram com o público fazendo dinâmica e expondo vídeos que ilustraram a apresentação.
“A CNV é saber escutar e se expressar de forma mais consciente e menos automática e reativa. É promover uma conexão genuína e interpessoal por meio de uma expressão autêntica e empática”, destacou Rosângela.
“Como lidar com as emoções, ter um diálogo respeitoso e saber quais são os bloqueadores da empatia é muito importante”, frisou Tammy.
Para falar sobre a sensibilização sobre Violência Doméstica, a juíza Dra. Renata Gusmão, abordou os diversos aspectos que envolvem o assunto, desde os sinais mais sutis até os impactos físicos, emocionais e sociais.
“A violência doméstica não começa com uma agressão física. Ela se inicia, muitas vezes, com o controle, o isolamento, a desvalorização. É preciso reconhecer os sinais e romper o silêncio”, destacou a Dra. Renata, trazendo uma reflexão sobre os primeiros indícios do ciclo da violência.
A Responsável Técnica pelo Projeto S.E.R, Carol Klomfahs finalizou dizendo que “A vítima precisa saber que não está sozinha. O papel das redes de apoio (familiares, amigos, instituições e o Judiciário) é fundamental para garantir acolhimento e proteção”.
Para finalizar, a Enfermeira Coordenadora da Medicina do Trabalho, Bianca Gobbo, agradeceu a presença de todos destacando que a Santa Casa reforça seu compromisso com ações de prevenção e sensibilização, fortalecendo o papel da instituição na promoção da saúde física e mental dos colaboradores.
A luta contra a violência doméstica é coletiva e começa com a informação e o engajamento de todos.
Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/